Territórios digitais

Exposição na Zipper Galeria apresenta trabalhos de 26 artistas nacionais e internacionais que trabalham a partir de tecnologias digitais

Felipe Stoffa
Mike Pelletier - Performance Capture (Foto: Divulgação)

Concebido no final do século 19, o periscópio é um instrumento óptico montado a partir de dois espelhos, um em cada lateral, inclinados 45 graus. Foi um avanço científico para a época, utilizado em diversas ocasiões, até mesmo em guerras. Existe até hoje principalmente nos submarinos, permitindo que a tripulação visualize a paisagem acima da água.

Andy Lomas - Hybrid Form (Foto: Divulgação)

Andy Lomas – Hybrid Form (Foto: Divulgação)

Tanto o avanço que o instrumento possibilitou para a ciência, quanto sua forma de utilização, na qual podemos enxergar para além de nosso campo de visão, formam metáforas que organizam a nova exposição na Zipper Galeria, apresentando trabalhos de mais de 26 artistas nacionais e estrangeiros que produzem a partir de um diálogo entre arte e novas mídias digitais. Com curadoria do artista Fernando Velázquez, a mostra questiona como a utilização de tecnologias digitais pode incitar outras maneiras de ampliar o debate e estimular o campo das artes visuais.

Anaisa Franco - Confusão (Foto: Divulgação)

Anaisa Franco – Confusão (Foto: Divulgação)

O título da exposição é o mesmo que o instrumento óptico. Periscópio apresenta desde obras da israelense Nurit Bar-Shai até os brasileiros Anaisa Franco, Lucas Bambozzi e Giselle Beiguelman (que integra o conselho editorial da seLecT). Há também na mostra uma vídeo-animação produzida pelo artista canadense radicado em Amsterdam, Mike Pelletier, além de uma escultura de fogo controlada pelo cérebro, do mexicano Jaime Lobato.

A exposição não fala de ruptura, ou uma quebra com as formas mais tradicionais que ocupam espaço na história e na produção artística. Mas pretende contribuir com a discussão de que a introdução de tecnologias digitais no campo conquistam com o tempo uma autonomia nos estudos sobre esse tipo de linguagem.

Gabriel Menotti - Souvenirs (Foto: Divulgação)

Gabriel Menotti – Souvenirs (Foto: Divulgação)

Serviço
Periscópio
Zipper Galeria
De 9/7 a 7/8
Rua Estados Unidos, 1494, Jardim América, São Paulo
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 17h
Tel.: (11) 4306 4306

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.