icon-plus
Lado monocromático da instalação The Prada Double Club Miami, de Carsten Höller (Foto: Casey Kelbaugh, Cortesia Fondazione Prada)
Postado em 08/12/2017 - 3:46
Os dois lados de uma história
Carsten Höller monta casa noturna durante Art Basel Miami Beach e explora o conceito de dualidade
Luana Fortes

Alguns seletos convidados que compareceram aos primeiros dias da Art Basel Miami Beach puderam conferir a instalação The Prada Double Club Miami. Realizada pelo artista alemão Carsten Höller e comissionada pela Fondazione Prada, o trabalho funcionou como uma casa noturna durante três dias, entre 5 e 7 de dezembro, e provocou reflexões sobre a noção de dualidade.

A instalação parte da divisão de um complexo de cinema dos anos 1920 em dois pólos opostos. No interior do espaço, o primeiro lado da história é exibido totalmente em tons de cinza – o que inclui até mesmo garçons – enquanto ocorrem apresentações de DJs e música internacional ao vivo . Em contraste, no exterior, um jardim tropical efervesce em cores vibrantes ao som de músicos caribenhos e sul-americanos que vivem em Miami.

O projeto deriva de uma primeira instalação, The Double Club, realizada entre 2008 e 2009 em Londres. No caso, Höller transformou um velho depósito vitoriano em espaço público, composto por um bar, um restaurante e uma balada. Cada um desses espaços estava dividido igualmente a partir de decorações ora ocidentais, ora congolesas.