Os dois lados de uma história

Carsten Höller monta casa noturna durante Art Basel Miami Beach e explora o conceito de dualidade

Luana Fortes

Publicado em: 08/12/2017

Categoria: Da Hora, Destaque, Notícias Quentes

Lado monocromático da instalação The Prada Double Club Miami, de Carsten Höller (Foto: Casey Kelbaugh, Cortesia Fondazione Prada)

Alguns seletos convidados que compareceram aos primeiros dias da Art Basel Miami Beach puderam conferir a instalação The Prada Double Club Miami. Realizada pelo artista alemão Carsten Höller e comissionada pela Fondazione Prada, o trabalho funcionou como uma casa noturna durante três dias, entre 5 e 7 de dezembro, e provocou reflexões sobre a noção de dualidade.

A instalação parte da divisão de um complexo de cinema dos anos 1920 em dois pólos opostos. No interior do espaço, o primeiro lado da história é exibido totalmente em tons de cinza – o que inclui até mesmo garçons – enquanto ocorrem apresentações de DJs e música internacional ao vivo . Em contraste, no exterior, um jardim tropical efervesce em cores vibrantes ao som de músicos caribenhos e sul-americanos que vivem em Miami.

O projeto deriva de uma primeira instalação, The Double Club, realizada entre 2008 e 2009 em Londres. No caso, Höller transformou um velho depósito vitoriano em espaço público, composto por um bar, um restaurante e uma balada. Cada um desses espaços estava dividido igualmente a partir de decorações ora ocidentais, ora congolesas.

  • Letreiro do The Prada Double Club Miami (Foto: Pierre Bjork)
  • Lado monocromático da instalação The Prada Double Club Miami, de Carsten Höller (Foto: Casey Kelbaugh, Cortesia Fondazione Prada)
  • Abertura do The Prada Double Club Miami (Foto: Pierre Bjork)
  • Abertura do The Prada Double Club Miami (Foto: Pierre Bjork)
  • Lado colorido da instalação The Prada Double Club Miami, de Carsten Höller (Foto: Casey Kelbaugh, Cortesia Fondazione Prada)
  • Lado colorido da instalação The Prada Double Club Miami, de Carsten Höller (Foto: Casey Kelbaugh, Cortesia Fondazione Prada)
  • Abertura do The Prada Double Club Miami (Foto: Pierre Bjork)

Tags: , , , , , , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.