icon-plus
Postado em 27/08/2015 - 6:08
Todos à mesa

Com curadoria de Marcello Dantas, exposição coletiva no CCBB de Brasília apresenta obras que relacionam arte e alimentação

Zhanghuan

Legenda: Obra de Zhang Huan (Foto: Divulgação)

Até 12 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília recebe o evento Cru – Comida, Transformação e Arte, com uma programação que mistura exposição de arte, performances e experimentos gastronômicos. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra que ocupa as galerias I e II do local apresenta obras que investigam a relação entre comida e artes visuais. A seleção de Dantas reúne nomes como Damián Ortega, Ayrson Heráclito, Sophie Calle, Hector Zamora e Rochelle Costi.

Em três ocasiões ao longo do período expositivo, nos dias 29 de agosto, 26 de setembro e 12 de outubro, acontecem performances realizadas em parceria por artistas e chefs de cozinhas. A primeira delas traz Zamora, o grupo brasileiro de percussão Barbatuques e a chef Ana Luiza Trajano, para produzir sorvetes artesanais com sabores de frutas brasileiras, que poderão ser degustados pelo público ao final da ação. 

Ap_ortega_tortillas-construction-module_902

Legenda: Damián Ortega, Tortillas Construction Module (Foto: Divulgação)

No dia 3 de outubro, Rirkrit Tiravanija, ao lado de Pierre Hermé e Kreëmart, propõe um happening no qual um grupo cozinhará dentro de uma caixa de vidro. O visitante que se aproximar do local ganhará uma refeição surpresa. Finalmente, no último dia da mostra, Neka Menna Barreto, Jorge Menna Barreto e Fernando Limberger prepararão um “banquete pré-Brasil”, que servirá apenas insumos comidos pelas populações que viviam no Brasil antes da chegada dos portugueses.

Serviço

Galerias I e II e Pavilhão de Vidro

SCES Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul, Brasília

De 15 de agosto a 12 de outubro

De quarta a segunda-feira das 9h às 21h