icon-plus
Postado em 05/12/2012 - 7:47
Tranzmidia em rede
Mariel Zasso

Artistas e movimentos culturais se reúnem em marco zero para lançamento da Rede Tranzmidias, na Matilha Cultural em São Paulo

8171151155_e3db10e972_z

Legenda: O Marco Zero da Rede Tranzmídias explode na Zona Livre, que reunirá mais de 30 artistas em performance colaborativa ao vivo hoje à noite. (Gravura: Tranzmidias/Reprodução)

Um acontecimento, em todos os sentidos do termo. Assim vem sendo pensado e preparado o lançamento da rede Tranzmidias, que promete atrapalhar o trânsito da Rua Rêgo Freitas esta noite, no centro de São Paulo.  Hoje, a partir das 18h, artistas, coletivos e simpatizantes se reúnem na Matilha Cultural em um evento que conjuga premières de cinema, performances, e um debate sobre Guerrilhas Estéticas, Cidade e Ciberespaço, que terá transmissão ao vivo pela Pós TV. Mas mais do que isso, uma multidão de artistas experimentadores.

Tranzmidias é “uma rede internacional de artistas_ no ciber espaço_ na cidade _ em devira_ no virtual e no real”. O site multiplataforma já começa a abrigar produções dos artistas players, unidos na ânsia de fortalecer modos colaborativos de atuação, de estabelecer outras relações e estratégias de produção, desenvolvimento, programação e criação cultural. De formar uma rede.

Hibridismo de linguagens e mídias, processos colaborativos de criação e pesquisa, ação artística por meio de festivais, intervenções urbanas, performances, ocupações, seminários, workshops… isso é só um pouco do que eles podem ter em comum.

Em sintonia com a emergência de uma “cultura” transmídias, o principal investimento desses artistas são as novas estratégias de criação, desenvolvimento e produção. Pesquisadores, criadores e realizadores com formações diversas e complementares, que se propõem – através de suas produções – a transitar pelas mais diversas linguagens, explorando o caráter transmidiático e interdisciplinar no desenvolvimento de projetos de cunho cultural e artístico e que envolvam estratégias de comunicação transmídias.

No acontecimento de hoje à noite, duas projeções inéditas com transmissão virtual são grandes atrações: os lançamentos do filme – narrativa transmídia – MOLOTOV Frames, de Pedro Paulo Rocha, e do não-clipe do músico Lirinha, Sistema Lacrimal – repleto de elementos visuais retirados da poética literária do cantor. Ambas com intervenções de live Arte.

A noite encerra com a Zona Live, uma imersão de artistas misturando seus trabalhos em uma experiência ao vivo. Lira, Caleb Mascarenhas, Tata Aeroplano, Marcio Black, Paloma Kliss e Marilia Vasconcelos, Pedro  Bayeux, são só alguns dos muitos convidados que irão transfundir artes por lá. 

A participação é gratuita.

SERVIÇO:

Lançamento Rede #Tranzmidias no Matilha Cultural

18h Debate PÓS-TV: Conversações Extemporâneas – Arte e Rede

20h Projeções inéditas: MOLOTOV FRAMES, de Pedro Paulo Rocha – montagem A_Factory e SISTEMA LACRIMAL, de Lira.

21h ZONA LIVE: Grupo A_Factory e (muitos!) convidados

Saiba mais:

Matilha Cultural

Rede #TRANZMIDIAS

No Facebook