Trauma, sonho e fuga em pauta em Porto Alegre

Em coletiva de imprensa, curador-geral da 13ª Bienal do Mercosul divulga lista de artistas e detalhes sobre a edição 

Luana Rosiello

Publicado em: 24/05/2022

Categoria: Da Hora, Destaque, Notícias Quentes

“Essa Bienal é sobre experiências de impacto global que afetam o individuo”, resume o curador-geral da 13ª Bienal do Mercosul, Marcello Dantas. A afirmação ocorre no contexto de divulgação da lista de artistas, durante coletiva de imprensa, hoje pela manhã, sobre a próxima edição do evento, que ocupa as ruas e espaços expositivos de Porto Alegre entre 15/9 a 20/11. 

Por enquanto, 93 artistas, de mais de 20 países, estão confirmados para a Bienal, que coloca em discussão a condição humana, desde a vulnerabilidade até a superação, por meio da temática que intitula a mostra, Trauma, Sonho e Fuga. O tema tem origem na vivência de um trauma coletivo, a pandemia da Covid-19, delineando a narrativa das obras selecionadas. “A Bienal nasceu do desejo de criar uma situação presencial para as pessoas, para que a arte pudesse ser vivida corporeamente e com a participação do público de forma integrada. Queremos chamar de volta o corpo para o acontecimento cultural”, completa Dantas. A edição conta com uma novidade: uma chamada aberta que abre oportunidade para artistas jovens e emergentes; de 900 inscrições, 20 trabalhos foram selecionados e comissionados pela Bienal.

A mostra é dividida em quatro eixos: Monografias, que apresenta grandes artistas em conexão com o contexto brasileiro, como Rafael Lozano Emir e Jaume Plensa; Arte Pública; Fricção e Transe. Com forte presença latino-americana, e de países pouco presentes nas bienal brasileiras, como Líbano, Áustria, Polônia e Sérvia, a 13ª Bienal também reúne um expressivo número de trabalhos com base na biologia, abordado a capacidade de nos relacionarmos com outras espécies. Confira a lista de artistas:

Adrianna Eu
Antonio Tarsis
Bruno Borne
Carlos Nader
Cesar & Lois
Daniel Lie
Denise Milan
Dora Smék
Elias Maroso
Esfíncter
Estela Sokol
Fernando Sicco
Franco Callegari
Felippe Moraes
Gabriela Mureb
Gabriel de la Mora
Garret Bradley
Gustavo Prado
Guto Nóbrega
Héctor Zamora
Ivan Caceres
Janaina de Mello
Jaume Plensa
Juliana Góngora
Julios Von Bismarck
Karola Braga
Leandra E. Santo
Leandro Lima
Leonardo Drew
Letícia Monte, Ana Vitória e Carolya Aguiar
Lídia Lisbôa
Lucas de Sordi
Lucas Dupin
Luísa Mota
Luzia Simons
Lygia Clark
Marilá Dardot
Marina Abramovic
Martin Soto Climent
Mazenett Quiroga
Nati Canto
Nico Vascellari
Nídia Aranha
Panmela Castro
Pedro Carneiro
Pedro Reyes
Pierre Fonseca
Poema Mühlenberg
Rabih Mroué
Rafael Lozano-Hemmer
Raphael Escobar
Silêncio Coletivo (Jaime Lauriano e Igor Vidor)
Tino Segal
Túlio Pinto
Vitor Mizael
Vivan Cacuri
Walid Raad
Zé Bento

Artistas do acervo do MAGS:
Antonio Henrique Amaral
Camila Sposati
Daniel Senise
David Manzur
Ênio Pínallí
Evgen Bavcar
Fayga Ostrower
Fernando Baríl
Francisco Stockinger
Gastão Hofstetter
Gisela Waetge
Iole de Freitas
Karin Lambrecht
Mara Weinreb
Milton Kurtz
Noélia de Paula
Tunga
Vera Chaves Barcellos
Yeddo Titze

O núcleo curatorial conta também com Tarsila Riso, Laura Cattani, Munir Klamt e Carollina Lauriano como curadores adjuntos. Um dos objetivos das curadores é que a Bienal do mercosul retome a cidade, apostando no potencial de reunião de público a partir da arte e cultura. A obras serão espalhas pelo Centro Histórico, Museu de Arte do Rio Grande do Sul  (MARGS), Farol Santander, Memorial do Rio Grande do Sul (que traz uma retrospectiva histórica sobre a bienal e trabalhos já expostos em edições anteriores), Cais do Porto, Fundação Iberê Camargo, Instituto Ling, Instituto Caldeira, Gasômetro e Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). “Este ano, celebramos 25 anos da Fundação [Bienal do Mercosul], por isso, queremos que a 13ª Bienal seja inclusiva e disruptiva, com tecnologia e inovação. A bienal é para todos”, afirma Carmen Lins Ferrão, presidente da 13ª Bienal do Mercosul. 

SERVIÇO
13ª Bienal do Mercosul
De 15/9 a 20/11

 

Tags:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.