Três bolas de futebol e 26 monitores

O trabalho de Nam June Paik, pioneiro na incorporação da tecnologia no universo da arte, ganha retrospectiva no Oi Futuro

Da redação

Publicado em: 27/06/2017

Categoria: Da Hora, Destaque, Notícias Quentes

Sfera/Punto eletrônico (1990-1992), de Nam June Paik (Fotos: Divulgação)

Um disco e cinco pinturas a laser, três bolas de futebol e 26 monitores formam o objeto Sfera/Punto eletrônico (1990-1992), do sul-coreano Nam June Paik. Pioneiro na incorporação da tecnologia e da interatividade no universo da arte e integrante do Fluxus, o artista, que morreu em 2006, ganha retrospectiva no Oi Futuro Flamengo (Rio de Janeiro).

Apresentando 15 obras, a exposição mostra a produção artística tardia de Paik, quando videoinstalação, performance, obras sonoras e pinturas se integraram aos trabalhos satelitares – transmissões televisivas via satélite com imagens mixadas e modificadas em tempo real pelo artista – e aos robôs, que ironicamente eram chamados de esculturas. “São obras compostas por objetos de tecnologia ultrapassada – rádios e televisores antigos, por exemplo”, explica o curador da mostra, o italiano Marco Pierini.

Maria Callas (1995), de Nam June Paik

As primeiras experiências com satélites de Paik tiveram lugar por meio de transmissões ao vivo, na Documenta de Kassel de 1977, junto com Joseph Buys e Douglas David. Sua relação com as novas tecnologias era tal que Paik participou do primeiro projeto de comunicação global por satélite: Good Morning, Mr. Orwell, uma transmissão intercontinental ao vivo pela televisão, em 1984.

Além disso, a exposição sugere a relação de Paik com a música, ele se formou em História da Arte e da Música, com trabalhos como Maria Callas – uma combinação de monitores de televisão e objetos de uso cotidiano, como ferros. A escultura antropomórfica representava sua admiração pela ópera italiana. “A ópera representa aquilo que procuro na arte eletrônica, no sentido de conseguir alcançar aquele grau de sucesso performático que a melhor ópera consegue alcançar”, disse o artista.

Serviço
Nam June Paik
Oi Futuro Flamengo
R. Dois de Dezembro, 63 – Rio de Janeiro
Até 27/8
www.oifuturo.org.br/cultura/oi-futuro-flamengo/

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.