icon-plus
Um dos artistas que participaram da exposição Portugal Portugueses foi Yonamine, com o trabalho Pão Nosso de Cada Dia (2016) (Foto: Lúcia Conceição, Cortesia Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa)
Postado em 25/10/2017 - 4:53
O triângulo da invenção
Exposições no Museu Afro Brasil problematizam relações entre Brasil, Portugal e países africanos

Em diversas ocasiões, Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil, em São Paulo, estimulou a reflexão sobre as relações sociais, culturais e políticas entre Brasil, Portugal e países africanos de língua portuguesa, com a curadoria de importantes exposições.

“A iniciativa de exibir manifestações criativas nascidas no triângulo da invenção – eixo geográfico que envolve Portugal, África e Brasil – busca estimular a reflexão sobre esses territórios e comunidades densamente marcados pela alma portuguesa, marcados pelos percalços da colonização, às vezes perversa, dominadora, criadora de sincretismos. Por muitas razões os países formadores dessa lusofonia estão associados e unidos. Somos muito mais que afilhados de uma mesma língua. A língua, a história, as conquistas, a memória, a ancestralidade, esse desejo incomensurável de liberdade poderiam ser a razão mais direta dessa união e, por consequência, dessas exposições”, diz Emanoel Araujo à seLecT.