Tributo à cidade

Arquitetura e paisagem do Rio de Janeiro são tema da exposição do fotógrafo Leonardo Finotti, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo

Felipe Stoffa

Publicado em: 06/07/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Fotografia da série Rio Enquadrado (Foto: Leonardo Finotti/Divulgação)

Leonardo Finotti nasceu em Uberlândia, em 1977. Se formou em arquitetura na Universidade Federal de Uberlândia, enquanto estudava paralelamente fotografia, interesse manifestado desde muito cedo. Ao receber seu diploma, partiu para a Europa, na tentativa de ser empregado em uma empresa italiana. Não conseguiu o emprego, mas da Itália foi direto para Portugal, onde conheceu os arquitetos portugueses João Nunes e Carlos Ribas que, na ocasião, representavam seu país na Bienal de Arquitetura, em Veneza. Com eles, teve a oportunidade de fotografar um de seus projetos, o Parque Tejo, em Lisboa. A dupla adorou o resultado do então jovem fotógrafo e, dali em diante, Finotti se especializou na fotografia de arquitetura.

Passarela da Rocinha, da série Rio Enquadrado (Foto: Leonardo Finotti/Divulgação)

Passarela da Rocinha, da série Rio Enquadrado (Foto: Leonardo Finotti/Divulgação)

Seu trabalho é conhecido mundialmente, já divulgado em diversos impressos internacionais. Representou o Brasil em duas edições da Bienal de Veneza, e em outras exposições, como a Bienal de Arquitetura de Buenos Aires e a Bienal do Mercosul. Seu trabalho figura em acervos públicos e particulares, com destaque para sua série adquirida pelo MoMA de Nova York, quando o artista participou de uma exposição no museu dedicada à arquitetura latino-americana.

Outra paixão do fotógrafo é a cidade do Rio de Janeiro, que já rendeu mais de 5 mil imagens clicadas que fazem parte de seu acervo pessoal. O tributo à metrópole carioca é tema de sua nova exposição no Museu da Casa Brasileira, que segue em cartaz até 31/7 (domingo). Nela, Finotti abre mão do formato que usualmente fotografa, como também da cor, para apresentar uma série de 80 fotografias inéditas de paisagens e construções da cidade. O uso do P&B é recente, mas pode incitar uma nova percepção do público sobre os cenários retratados, segundo o fotógrafo.

MAM RJ, da série Rio Enquadrado (Foto: Leonardo Finotti/Divulgação)

MAM RJ, da série Rio Enquadrado (Foto: Leonardo Finotti/Divulgação)

A ideia de organizar um tributo à cidade começou em 2015, quando o Rio de Janeiro comemorou seus 450 anos de história. Na ocasião, Finotti visitou lugares como a Casa das Canoas, projetada por Oscar Niemeyer e o MAM RJ, de Affonso Reidy, registrando também cenas de interiores de edifícios e paisagens naturais.

A mostra oferece ao público a possibilidade de imersão no olhar do fotógrafo sobre o Rio de Janeiro, atento a todos os detalhes de uma cidade sempre redescoberta por novas lentes.

Vista da exposição, no Museu da Casa Brasileira (Foto: Gui Gomes/MCB)

Vista da exposição, no Museu da Casa Brasileira (Foto: Gui Gomes/MCB)

Serviço
Rio Enquadrado – Leonardo Finotti
Museu da Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano, São Paulo
Até 31/7
De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Tel.: (11) 3032 3727

Tags: , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.