Turbine Hall sob ocupação de Tania Bruguera

Artista cubana é selecionada pela Comissão Hyundai para ocupar sala do Tate Modern no fim de 2018

Da redação
No trabalho Immigrant Movement International, realizado no Tate Modern em 2012, Tania Bruguera submete o público a detector de mentiras com perguntas baseadas em formulário de imigração do Reino Unido (Foto: Tate Photography)

A próxima artista a ocupar o Turbine Hall, espaço do Tate Modern, é a cubana Tania Bruguera. A artista foi selecionada pela comissão anual da Hyundai, empresa que até 2025 tem parceria firmada com o museu. Com curadoria de Catherine Wood e Isabella Maidment, Brugera exibirá um novo trabalho no espaço entre 2/10/18 e 24/2/19.

A cubana faz trabalhos de abordagem política e cunhou o conceito de Arte Útil. Para ela, a arte deve ser um verdadeiro agente para mudanças no mundo, considerando o espaço museológico como um fórum ativo para debate público. “Tania Bruguera é muito conhecida pela maneira original e envolvente que endereça problemas políticos de nosso tempo, não só em debates sobre arte e história da arte, mas também na esperança de afetar real transformação no mundo que nos rodeia”, afirma Frances Morris, diretor do Tate Modern. “Popular por desafiar limites ao encarar nossas realidades, Bruguera convidará o público do Turbine Hall a mais uma provocadora exploração”, completa o vice-presidente executivo da Hyundai, Wonhong Cho.

Dois policiais realizam exercícios de controle de multidão no trabalho Tatlin’s Whisper #5 (2016), de Tania Bruguera (Foto: Tate Photography)

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.