icon-plus
Postado em 28/10/2014 - 2:41
Um brasileiro em Londres
Luciana Pareja Norbiato

José Damasceno apresenta Plot, em que interfere no prédio histórico da biblioteca Holborn, primeira com vocação multifuncional a ser fundada nos anos 1960

josé damasceno 2

Legenda: Vista da instalação localizada no espaço principal da biblioteca Holborn, em que Damasceno cria um “duplo” do público no teto (fotos Will Eckersley)

José Damasceno está em cartaz em Londres, mas não espere encontrá-lo na Tate. Suas intervenções dialogam com a arquitetura de todos os pisos da biblioteca Holborn, primeiro grande espaço do gênero com vocação multifuncional a ser fundado no pós-guerra, nos anos 1960.

Mais do que interagir com a arquitetura local, as instalações e esculturas em materiais como mármore e argila se alimentam de referências da literatura e do próprio percurso que o espectador faz na biblioteca para criar sentidos, subverter a perspectiva e propor um jogo entre realidade e ficção.

josé damasceno 4

Legenda: Palco do teatro é dividido e torna-se um arquipélago à deriva conjuntamente

Assim, blocos de argila amontoados sobre uma cadeira e uma mesa dão a impressão de serem um estranho indivíduo adormecido; ilhas de madeira dialogam com o teatro e seu palco, atualmente fora de uso, como um continente dividido em várias partes, que ainda seguem à deriva conjuntamente; transeuntes povoam o teto da sala principal de leitura.

Amplamente anunciada na fachada, dentro do edifício a intervenção surge ao espectador de maneira sutil, e torna-se mais complexa à medida que o público embarca nas proposições de suas obras, analisando-as mais detidamente. José Damasceno propõe uma maneira de adentrar um universo dedicado à literatura de forma orgânica, na fruição de elementos fantásticos e de fantasia que reorganizam a experiência pela recriação de sentidos.

josé damasceno1

Legenda: “Ser” “dormindo”, formado por blocos de argila

Plot – José Damasceno, até 23/11, Biblioteca Holborn, 32-38 Theobalds Road, próxima à estação Chancery Lane do metrô, Londres