icon-plus
Postado em 13/12/2013 - 7:58
Um milhão de imagens
Guilherme Kujawski

Biblioteca Britânica digitaliza mais de um milhão de imagens de seu acervo e convida o público para descrevê-las

The Coming Of Father Christmas

Legenda: Legenda: The Coming of Father Christmas, ilustração de Eliza F. Manning

O laboratório de novas tecnologias da Biblioteca Britânica, uma das maiores do mundo, publicou recentemente mais de um milhão de imagens de seu acervo no The Commons, repositório de imagens de domínio público do Flickr. Desta feita, qualquer pessoa tem acesso a um verdadeiro tesouro de imagens de diversas categorias (mapas, diagramas, iluminuras, cartuns, etc.), podendo usá-las, redirecioná-las e remixá-las ao seu bel prazer.

As imagens digitalizadas foram extraídas de mais de 65.000 volumes da biblioteca, que agora inicia o segundo passo de seu projeto de “curadoria mecânica”: usar a inteligência e o conhecimento coletivo (crowdsourcing) para aperfeiçoar um algoritmo de classificação de metadados descritivos, já que as imagens possuem apenas informações básicas (volume, página, etc.).

Mas, mesmo com o projeto em andamento, as possibilidades são infinitas! Tais como: fazer a curadoria de cartografias geológicas e montar uma exposição sobre o “tempo profundo“. Ou, que tal encontrar imagens da Paris dos tempos do prefeito Haussmann e bolar uma exposição virtual “paralela” à exposição Passagens por Paris – Arte Moderna na Capital do Século 19, em cartaz no Masp? Ou montar uma coleção de ilustrações natalinas do século 18, nos moldes do álbum de Dedé Sendyk no Facebook? O céu é o limite.

Quem sabe tudo isso não sirva de inspiração para participar do concurso #meumuseupessoal da seLecT?