icon-plus
Postado em 06/03/2014 - 6:48
Um olhar sobre a arte das redes
Guilherme Kujawski

Mostra na Alemanha reúne o melhor da produção de net art

Romano_body

Legenda: Montagem da exposição NET.ARTography; ao fundo, obras de Giselle Beiguelman e Marcelli Antúnez Roca (foto: Gustavo Romano)

Oldemburgo é uma cidade alemã de 157.000 habitantes localizada na Baixa Saxônia. Por mais improvável que isso possa aparecer, a cidade é uma das referências em artemídia na Alemanha, graças ao instituto EDITH-RUSS-HAUS, que foi concebido não como um museu, mas um espaço de exposições e pesquisa sobre as relações entre arte e tecnologia. Principalmente, net art.

Hoje o instituto abre a exposição Look into the Net – NET.ARTography, uma seleção de 120 obras da coleção NETescopio, iniciada em 2008 pelo MEIAC (Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo), instituição cultural de Badajoz, Espanha, uma das pioneiras na formação de um acervo de arte digital.

Com curadoria do artista argentino Gustavo Romano, a exposição reúne os melhores exemplares da produção de net art, de 1990 até os dias de hoje. Tem três eixos temáticos: Desmanche (artistas que investem na desconstrução de plataformas na Web), Re/apropriações (manipulação de objetos digitais); e Intrusão (intervenções em espaços públicos virtuais). Confira as fotos da exposição na página de Romano no Facebook.