icon-plus
Postado em 09/08/2012 - 10:44
Uma torre para Londres
Juliana Monachesi

Escultura de Anish Kapoor toma de assalto a sede dos jogos

Torre_kapoor

Legenda: Questionado a respeito da polêmica que o marco arquitetônico tem causado, o artista retruca: “Ninguém gostou da Torre Eifell quando ela surgiu” (Foto: CmgleE / Creative Commons License)

O skyline de Londres tem mais uma torre para se destacar entre os marcos arquitetônicos da cidade: a ArcelorMittal Orbit, obra de arte pública criada pelo artista britânico Anish Kapoor para decorar a entrada do London Olympic Stadium. Com o dobro do tamanho da Nelson’s Column, a torre de 115 metros é a escultura mais alta do Reino Unido.

Inaugurada em maio, seu custo girou em torno de 22 milhões de libras, e foi desenhada com a colaboração do arquiteto Cecil Balmond, engenheiro estrutural que já trabalhou com grandes nomes da arquitetura em vultosos projetos, como a CCTV Tower, em Pequim, com Rem Koolhas, e o Centre Pompidou, em Metz, com Shigeru Ban.
Kapoor afirmou que tinha em mente fazer algo entre uma Torre Eiffel e um Monumento à Terceira Internacional (o famoso projeto de Vladimir Tatlin).

Aparentemente, os artistas britânicos estão mirando alto assim em seus projetos para as “olimpíadas culturais”: Jeremy Deller, por exemplo, construiu uma réplica inflável de Stonehenge que pode ser usada como pula-pula (Sacrilege, 2012). Mas entre as obras que vão permanecer e ser incorporadas ao horizonte em que cintilam construções épicas, como a 30 St Mary Axe (ou Gherkin Building), nenhuma está causando tanta polêmica. A resposta de Kapoor: “Ninguém gostou da Eifell Tower quando ela surgiu”.

*Publicado originalmente na edição impressa #7.