Under the Same Sun

Umas das maiores exposições dedicadas a artistas da América Latina chega a Londres

Ana Abril
Foto da instalação Under the Same Sun: Art from Latin America Today, na South London Gallery (Foto: Andy Stagg)

A arte latino-americana ganha protagonismo ao redor do mundo. Under the Same Sun: Art from Latin America Today é uma das maiores exposições dedicadas a artistas da América Latina já realizadas no Hemisfério Norte e está em exibição na South London Gallery, em Londres.

Após estrear no Guggenheim Museum de Nova York, em 2014, a exposição viaja até a Europa graças ao programa Guggenheim UBS MAP Global Art Initiative, que oferece acesso direto à arte contemporânea.

Com curadoria de Pablo León de la Barra, a mostra traz artistas renomados, como o chileno Alfredo Jaar, a cubana Tania Bruguera e o costa-riquenho Federico Herrero. As obras abordam questões da região, como as relações com os países vizinhos, as migrações, a diversidade populacional e a atuação de diferentes governos.

Por meio de obras, instalações, projeções, intervenções e performances, Under the Same Sun revela a diversidade criativa como resposta às principais questões das regiões da América Latina. A exibição está focada em trabalhos realizados por artistas nascidos após 1968, muitos deles influenciados pela mistura do colonialismo e das diferentes realidades dos países: governos repressivos, crises econômicas e forte desigualdade social, entre outros.

Sob o mesmo sol, mas com uma pluralidade de identidades, a arte latino-americana cruza o Atlântico para mostrar-se em uma das capitais culturais mais importantes do mundo. A exposição estará aberta à visitação até 4 de setembro.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.