Usina de talentos

Espaço Cultural Porto Seguro inaugura em São Paulo com exposição interativa e forte viés educativo

A Ponte do Corno de Ouro, desenhada por Leonardo da Vinci, em 1501 (Foto: Excellent Exibhition)

Nasce um novo equipamento cultural com o objetivo de formar novos públicos e fomentar o conhecimento da arte. Aberto esta quinta feira 28 para convidados e sábado 30 para o público, o Espaço Cultural Porto Seguro tem em sua exposição inaugural, Grandes Mestres – Leonardo, Michelangelo e Rafael, um forte indicativo de sua vocação educativa.

Composta por réplicas de obras e invenções dos três grandes mestres do renascimento, que podem tocadas e experimentadas pelo visitante, a exposição tem tudo para atrair o público leigo, que busca um contato lúdico com o mundo da arte. Mas o objetivo da instituição é que a experiência se encerre no primeiro contato, por isso está investindo em canais de aprofundamento, propiciando cursos e workshops, para quem quer dar o segundo passo. “O objetivo é funcionar como incubadora de novos talentos”, diz a diretora executiva Ângela Barbour.

Foto: Excellent Exibhition

Foto: Excellent Exibhition

Entre os destaques da mostra, uma incrível coleção de maquetes de máquinas de guerra, pontes e edifícios projetados por Leonardo da Vinci. A Ponte do Corno de Ouro, por exemplo, projetada em 1501 para atravessar um rio ligando as cidades de Istambul e Pera, na Turquia, tinha extensão de 240 metros e usava um método de construção de arco fechado que era inédito em seu tempo e só seria usado 300 anos depois. A ponte não chegou a ser construída, mas qualquer semelhança com a arquitetura moderna talvez não seja mera coincidência.

  • Foto: Excellent Exibhition
  • A Ponte Giratória criada por Leonardo da Vinci (Foto: Excellent Exibhition)
  • Foto: Excellent Exibhition
  • Foto: Excellent Exibhition
  • A Ponte do Corno de Ouro, desenhada por Leonardo da Vinci, em 1501 (Foto: Excellent Exibhition)

As ações educativas do novo espaço serão sempre vinculadas às exposições temporárias. Por isso, a intensa programação de cursos de fevereiro e março enfatizam as técnicas utilizadas pelos mestres do renascimento, como desenho com ponta de prata, desenho com sanguínea, pintura com têmpera de ovo, pintura com extrato de nogueira ou captura de imagem com câmera escura.

O Espaço se insere em um complexo de equipamentos que inclui teatro, café e restaurante. Sua próxima exposição, ainda sem data de abertura, será o Prêmio Brasil de Fotografia, importante projeto fomentado e patrocinado pela Porto Seguro desde 2000, que se tornou o maior canal de apresentação da produção fotográfica autoral brasileira.

Grandes Mestres – Leonardo, Michelangelo e Rafael, Espaço Cultural Porto Seguro, Alameda Barão de Piracicaba, 610, Campos Elíseos, São Paulo

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.