Valongo, patrimônio internacional

Cais do Valongo é candidato a patrimônio da humanidade da Unesco

Felipe Stoffa

Publicado em: 20/05/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Cais do Valongo, no Rio de Janeiro (Foto: Paula Alzugaray)

Nos últimos tempos, uma crescente onda de reurbanização vêm preenchendo a agenda da cidade do Rio de Janeiro, como no caso do projeto Porto Maravilha. A recuperação de certas áreas históricas, degradadas com o tempo, trouxeram novamente ao roteiro a importância de se discutir o patrimônio histórico no Brasil.

O Sítio Arqueológico do Cais do Valongo teve sua candidatura a Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, em documento elaborado pelo Iphan, afirmando seu alto valor histórico como herança dos tempos de colonização. Em sua edição #29, a seLecT colocou em pauta a importância deste espaço.

O Museu de Arte do Rio de Janeiro decidiu tornar público o dossiê apresentado pelo Iphan e promove duas palestras neste sábado (21/5), com objetivo de discutir a valorização de bens culturais da cidade e do país, e também alternativas e mecanismos para viabilizar a participação da comunidade da região em seu processo de gestão.

Confira a programação e se inscreva no site do Museu. As transcrições dos eventos ficarão disponíveis no site do Iphan e do MAR.

Tags: , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.