icon-plus
Cais do Valongo, no Rio de Janeiro (Foto: Paula Alzugaray)
Postado em 20/05/2016 - 6:52
Valongo, patrimônio internacional
Cais do Valongo é candidato a patrimônio da humanidade da Unesco
Felipe Stoffa

Nos últimos tempos, uma crescente onda de reurbanização vêm preenchendo a agenda da cidade do Rio de Janeiro, como no caso do projeto Porto Maravilha. A recuperação de certas áreas históricas, degradadas com o tempo, trouxeram novamente ao roteiro a importância de se discutir o patrimônio histórico no Brasil.

O Sítio Arqueológico do Cais do Valongo teve sua candidatura a Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, em documento elaborado pelo Iphan, afirmando seu alto valor histórico como herança dos tempos de colonização. Em sua edição #29, a seLecT colocou em pauta a importância deste espaço.

O Museu de Arte do Rio de Janeiro decidiu tornar público o dossiê apresentado pelo Iphan e promove duas palestras neste sábado (21/5), com objetivo de discutir a valorização de bens culturais da cidade e do país, e também alternativas e mecanismos para viabilizar a participação da comunidade da região em seu processo de gestão.

Confira a programação e se inscreva no site do Museu. As transcrições dos eventos ficarão disponíveis no site do Iphan e do MAR.

Tags  
Cais do Valongo   Iphan   select 29