Valsas, tragédias e artemídia latino-americana

Confira alguns eventos na área de artes visuais que acontecem no primeiro final de semana de Junho/2014

da Redação

N° Edição: 18

Publicado em: 06/06/2014

Categoria: A Revista, Agenda, Selects

Alegoria Perecível no.5, de Rodrigo Braga (Foto: Cortesia Galeria Amparo 60)

Festa pernambucana

Valsas, de 7/6 a 8/7, na Galeria Amparo 60, Av. Domingos Ferreira, 92 A, Recife

No seu aniversário de 15 anos, a galeria pernambucana Amparo 60 faz uma revisão do passado na exposição Valsas, com curadoria de Ana Maria Maia. A ideia é mesclar peças de arte e decoração na expografia, que busca conferir familiaridade à arte por meio dos objetos de design e, ao mesmo tempo, “desmontar premissas estetizadoras” da arquitetura de interiores por meio do fazer artístico. Nova obra viva – e perene – o jardim ganha reinauguração com projeto de Fernando Peres e Isabela Stampanoni. Nomes como Burle Marx, Alegoria Perecível no.5, de Rodrigo Braga, Zolu Design, Antonio Dias e Editora Aplicação estão entre os selecionados.

Agenda2

Protótipo da “grande miniatura-maquete” inspirada na Tragédia da Gameleira (1971), obra de Lais Myrrha comissionada pelo programa Pivô Produz (Foto: Cortesia Lais Myrrha)

Arquitetura da destruição

Lais Myrrha – Pivô Produz, 7/6 a 2/8, Pivô, Av. Ipiranga, 200, Ed. Copan, loja 54, São Paulo

Aqui tudo parece construção e já é ruína, ao menos em um dos maiores desastres da engenharia civil brasileira. O desmoronamento, em 1971, do Pavilhão de Exposições da Gameleira, projeto do governo do estado de Minas Gerais assinado por Oscar Niemeyer, matou mais de 60 operários e foi encoberto pelo governo militar. Lais Myrrha usou a tragédia como tema de seu trabalho comissionado pelo espaço Pivô, reencenando-a em uma “grande miniatura-maquete” inspirada em uma foto jornalística que circulou à época.

Agenda3

Still de Cinema Lascado #2: Perimetral de Giselle Beiguelman (2014) (Foto: Cortesia Giselle Beiguelman)

Relações digitais

Digital Latin America, 7/6 a 30/8, 516 ARTS, 516 Central Ave SW, Albuquerque (NM)

Desdobramento do fórum latino-americano realizado em 2012 dentro do International Symposium of Eletrocnic Arts, a exposição de artemídia Digital Latin America tem foco na produção de fora dos EUA. Ela enfatiza o intercâmbio dessa vertente entre países das porções Sul e Central do continente americano em relação com o Sudoeste norte-americano. Entre os 14 artistas que se apresentam no instituto 516 ARTS, em Albuquerque, Novo México, figuram nomes brasileiros como a dupla Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti e a editora-chefe de seLecT, Giselle Beiguelman.

* Selects publicados originalmente na #select18

Tags: , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.