Vasos comunicantes

Guilherme Kujawski

Publicado em: 23/09/2013

Categoria: Da Hora, design

Designer brasileiro Guto Requena expõe coleção “Era uma Vez – Edição Especial” em Londres

Guto2

Legenda:  Os vasos foram fabricados pela técnica artesanal da moldagem de vidro por sopro (foto: Divulgação)

Transformar memórias afetivas em objetos com “alma”. Em poucas palavras, essa frase descreve bem os processos de fabricação do designer brasileiro Guto Requena. Veja, por exemplo, os vasos de vidro de “Era uma vez”, uma coleção modelada computacionalmente a partir de registros da voz da avó do designer, contendo fábulas contadas em sua infância.

O resultado são formas geradas pela interpretação dos arquivos de áudio, que expressam através de suas curvas o drama narrativo dos contos. A questão afetiva fica mais evidente quando somos informados que os vasos foram fabricados pela técnica artesanal da moldagem de vidro por sopro e utilizam em sua composição vidro descartado.

O Estúdio Guto Requena produziu uma edição especial com vidro roxo que será mostrada em exposição na Mint Shop durante o London Design Festival 2013.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.