Vencedores do 1º Prêmio seLecT Arte e Educação são anunciados

Após apresentação de projetos no Seminário de Arte e Educação, o Júri escolhe os ganhadores: um formador e um artista

Jorge Menna Barreto (à esquerda) e Bruno Vilela (à direita) são os vencedores do 1º Prêmio seLecT de Arte e Educação

Área Criativa, de Bruno Vilela, e Restauro, de Jorge Menna Barreto, são os contemplados com o 1º Prêmio seLecT de Arte e Educação. Segue abaixo o statement do júri:

“Os projetos Área Criativa, de Bruno Vilela, e Restauro, de Jorge Menna Barreto, são os contemplados com o 1o Prêmio seLecT de Arte e Educação, nas categorias Formador e Artista, respectivamente. São projetos que tiveram a unanimidade do Júri. Entendemos que suas abordagens possuem um sentido de abrangência que contemplam e contém diretrizes, preocupações, conceitos e procedimentos de todos os outros finalistas. A esses pontos, ainda, acrescentam outros aspectos.

No caso de Área Criativa, destacamos o fato desse projeto agregar elementos de um repertório acumulado em ações passadas, sua atuação no presente e sua perspectiva de futuro. Seu potencial formador, cria nova formas de pensar e fazer política cultural e agenciar a arte. Institui um lugar, sem ser instituição. Ao criar um mecanismo de autogestão pela comunidade, transforma o espaço em praça de encontro e eleva ao limite a beleza radical de um verso de João Cabral de Melo Neto: “A arquitetura como construir portas, de abrir; ou como construir o aberto”.

Em Restauro, de Jorge Menna Barreto, destacamos, a articulação de sistemas, a potência que ao colocar em primeiro plano o ecossistema, renuncia ao poder e valor do antropocentrismo, reposicionando o lugar da arte e do homem no mundo. Chamamos a atenção, ainda, para a sua transdisciplinaridade, sua interlocução com as universidades públicas e com os movimentos sociais. Seu diálogo com a economia solidária e, especialmente, com os conhecimentos inscritos na floresta, na qual se interceptam as escalas políticas e poéticas de seu projeto”.

Presidente Giselle Beiguelman

Júri de seleção
Paulo Portella Filho
Paula Alzugaray

Júri de premiação
Cayo Honorato
Regina Silveira
Rosa Iavelberg
Thiago Honório

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.