Ventos para o norte

Coleção Rubell Family em Miami abre mostra com artistas contemporâneos brasileiros

Felipe Stoffa
Trabalho de Sonia Gomes, da série Torção (Foto: Divulgação)

Com os olhos voltados à Miami, que abriga uma edição da renomada feira mundial Art Basel, a cidade americana funciona como porta de entrada para o mercado de arte latinoamericana. O evento, que encerrou suas atividades domingo passado (4/12), não foi o único momento de destaque para a cena brasileira.

Aberta no museu que abriga a gigante coleção da família Rubell (que já estampou as páginas da seLecT), a mostra New Shamans/ Novos Xamãs reúne uma seleção fresca de trabalhos de artistas brasileiros, todos adquiridos pelo casal Don e Mera Rubell, em cartaz até agosto de 2017.

Revoada, pintura de Marina Rheingantz (Foto: Divulgação)

Revoada, pintura de Marina Rheingantz (Foto: Divulgação)

Nomes como André Komatsu, Erika Verzutti, Marina Rheingantz, Paulo Nazareth, Solange Pessoa, Sonia Gomes e Thiago Martins de Melo são alguns dos artistas que figuram no acervo da família. Todas as obras da mostra foram adquiridas durante viagem do casal para Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, no ano de 2015, a convite da SP-Arte. Nessas três cidades, Don e Mera visitaram galerias, ateliês e museus especificamente à procura de novidades que constituíssem o novo nicho da coleção familiar. “Em um mundo que tem discutido tanto a questão das fronteiras, é maravilhoso ver a arte brasileira expandindo as suas próprias fronteiras, integrando uma das principais coleções do mundo”, afirma Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte.

Ocupando todo o andar principal da Fundação, o público encontra pinturas, instalações, fotografias e esculturas. Apesar de não ter uma curadoria específica, a mostra da voz ao tom político e social das obras escolhidas e constitui um importante panorama sobre a produção recente do País, marcando originalidade e e estimulando o encontro da arte brasileira com o mundo.

Trabalho de Thiago Martins de Melo que integra a exposição (Foto: Divulgação)

Trabalho de Thiago Martins de Melo que integra a exposição (Foto: Divulgação)

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.