Em sua sétima edição, festival leva cinema, arte, dança, música e muito mais aos espaços culturais de Belo Horizonte
Espétaculo Desassossego em Branco – Foto ©Andre Fossati
Acontece, em Belo Horizonte, de 11 de janeiro a 03 de fevereiro o festival VAC_Verão Arte Contemporânea. O evento chega a sua 7ª edição e tem como objetivo levar aos espaços da capital mineira diversas atividades ligadas ao Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Cinema, Literatura, dentre outras áreas da cultura, totalizando mais de 40 atrações, de Belo Horizonte, de outros estados do país e do exterior, em 29 espaços públicos e culturais da cidade.
Como nas seis edições anteriores, boa parte da programação do VAC 2013 tem preços populares e algumas atrações possuem entrada gratuita. O festival, idealizado por dos grupos de teatro de mais tradicionais de Minas Gerais, o Grupo Oficcina Multimédia, traz em sua edião de 2013 espetáculos recentes, estreias, projetos inovadores e ações da capital, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Argentina e Suíça.
Entre os destaques da programação está o Circuito de Livrarias, onde serão divulgadas quatro livrarias de Belo Horizonte que irão promover lançamento de livros com a presença de escritores, além de outras atividades, como o encontro com contadores de histórias. Outra novidade do Verão Arte Contemporânea é o Circuito de Ateliês, com encontros do público com o artista em seu local de trabalho. Neste circuito, será possível visitar os ateliês de importantes artistas e coletivos mineiros como Adriano Gomide, Ateliê Coletivo, Marco Paulo Rolla, Marta Neves e Nilcéa Moraleida.
Cia Teatro Adulto se apresenta no circuito Teatro do VAC- Foto:Catarina Paulino
Já a programação voltada para o Teatro traz o Oficinão Galpão Cine Horto, a Zula Cia. de Teatro, o coletivo Paisagens Poéticas, a Cia Teatro Adulto, que estreia “Entre Nebulosas e Girassóis”, e Diego Bagagal, que estreia o espetáculo “Bata-me!” (POPWITCH). E na área das artes visuais, o VAC divulgará o site específico Galeria das Almas III, do artista Éder Santos, no Museu de Arte da Pampulha. Também foi incluída na programação a videoinstalação Eu não estou aqui, da EM Vídeo, no Memorial Minas Gerais Vale, e a exposição Museu Revelado da Casa do Baile. No SESC Palladium, durante todo o evento haverá a Live Paint com o artista plástico boliviano Luciano Calderón (MiniGaleria/BH).
O VAC possui também eventos nos campos da arquitetura, dança, cinema, gastronomia, moda, literatura e oficinas. Confira a programação completa aqui