icon-plus
Postado em 15/07/2014 - 6:08
Vida e morte
da Redação

Trabalhos dos últimos anos de vida de Leonilson são tema de exposição na Galeria Superfície

Leo_body

Legenda: Leonilson, Rios de Mundo (1990) (foto: Guilherme Gomes)

Um novo espaço de arte em São Paulo, a Galeria Superfície, abre no próximo dia 22 de Julho uma exposição com obras do artista cearense José Leonilson Bezerra Dias (1957-1993), conhecido apenas como Leonilson. A curadora Leda Catunda se concentrou na produção dos três últimos anos de carreira do artista, garimpando obras em coleções particulares, sendo que algumas delas nunca foram exibidas.

A mostra, chamada Leonilson: Verdades e Mentiras, reúne obras de diferentes formatos, em sua maioria desenhos, pinturas, aquarelas e esculturas. É uma produção intimista, em que a vivacidade e a simplicidade não se deixam eclipsar pela presença da morte iminente. Além disso, é uma espécie de introito para uma exposição de maior envergadura, agendada para acontecer em agosto na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Segundo o texto curatorial, Leonilson “operava com liberdade e segurança um espaço onde reafirmava as verdades que experimentava separando-as de todo o resto. Numa atitude de proteção, os desenhos pareciam funcionar como uma espécie de filtro e eram para ele uma eficiente ferramenta de compreensão sobre as coisas do mundo. Dono de uma relativa tranquilidade filtrava dessa maneira, a realidade que tantas vezes nos surge turva e embaralhada, difícil de decifrar.”