Vitalidade do desenho contemporâneo

Angélica de Moraes

Publicado em: 18/10/2011

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

O recifense Kilian Glasner abre primeira individual em São Paulo com conjunto vigoroso de trabalhos

Kilian-glasner03

Detalhe do desenho Branco Celeste, de Kilian Glasner (foto Divulgação)

Há certos tabus que demoram a ser derrubados. Um deles, remanescente da hegemonia da arte conceitual, era que saber desenhar não estava com nada. O negócio era pensar. Daí que passamos por enorme safra de maus desenhistas intencionais e, até, por desenhos de nível subescolar com pretensão (aceita!) de conceituais.

O conjunto de obras que o artista recifense Kilian Glasner, 33 anos, inaugura na sua primeira individual em São Paulo é ótima demonstração de que o circuito superou o tabu antidesenho que assolou a contemporaneidade. Há vida inteligente no desenho. Sempre houve, aliás.

Desde sua instalação Rua do Futuro (Rumos Visuais Itaú Cultural, 2009) Glasner afirmava, com carvão sobre muros de alvenaria, estar absolutamente seguro dos recursos do traço e saber propor uma poética visual eficiente, descolada da mera representação. Essa característica se acentuou agora. Os desenhos com pastel seco sobre papel trazem esmagadoras perspectivas, que remetem à impermanência dos caminhos humanos, às escolhas e desvios da estrada, ao futuro nebuloso e à luta de autossuperação.

Deserto e Chuva tem estrada feita de raias de piscina sobre mar que se abre como se tocado pelo cajado de Moisés. Boas ressonâncias de Anselm Kiefer.

Natureza Impermanente

Kilian Glasner
, de 8 de outubro a 8 de novembro,

Galeria Moura Marsiaj, Rua Mateus Grou, 618 São Paulo

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.