icon-plus
Postado em 15/11/2011 - 3:10
Will Eisner vive em SP
Mariel Zasso

A Gibiteca Henfil encerra em grande estilo suas comemorações de aniversário, expondo Will Eisner

Assinatura_eisner

Fotos: Spirit e assinatura Eisner (reprodução)

Abre hoje, no Centro Cultural São Paulo, a mostra “O espírito vivo de Will Eisner”. A exposição, que encerra as comemorações de 20 anos da Gibiteca Henfil, tem curadoria de Marisa Furtado e exibe 106 desenhos originais do cartunista norte-americano, além de uma estátua de bronze seu personagem Spirit, exibida pela primeira vez em SP.

Considerado um dos artistas mais influentes dos quadrinhos no mundo, Will Eisner (1917-2005) tem uma legião de fãs também no Brasil, onde esteve sete vezes. Sua participação em eventos da área é lembrada pelo incentivo que fazia questão de dar aos artistas locais, estimulando-os a buscar sua própria identidade. Ziraldo e Mauricio de Sousa – e também Art Spiegelman e Jules Feiffer – estão entre os quadrinistas influenciados por ele.

Além do seu traço, e da criação do gênero de graphic novel, Eisner deixou como legado para o universo das HQs Spirit. Contemporâneo de Superman e Batman, o personagem Spirit é apenas humano – um herói sem superpoderes em meio a um universo de supercriações com capas, voos e visões além do alcance. Mesmo seu discreto disfarce só foi vestido posteriormente, a contragosto de seu criador.

No início de 1990, Will Eisner autorizou o artista e escultor Peter Poplaski a criar uma escultura de bronze de 38 centímetros de altura do Spirit, pensada inicialmente para ser replicada e vendida, projeto que acabou abandonado. No entanto, o molde de cera foi preservado, e recentemente transformado na estátua que está sendo exibida junto aos desenhos. A relevância do personagem na obra é respeitada na exposição: há uma sala exclusivamente dedicada a Spirit.

Além dos desenhos e da estátua, a Gibiteca Henfil apresenta também uma mostra paralela de filmes feitos sobre ou com Eisner. Sem dúvida um ótimo programa para encerrar o feriado. “O espírito vivo de Will Eisner” fica em cartaz até o dia 18 de dezembro, no CCSP.