icon-plus
Fragmentos de III - 9, 120 07.05.09-21.07.09, de Alice Miceli. Reprodução positiva de negativos radiográficos da série Chernobyl (foto: Cortesia da artista)
Postado em 11/06/2020 - 12:39
#tbt Estéticas do desaparecimento
Em tempos de comunicação digital, o debate sobre os usos da fotografia e sua capacidade de preservar a memória é cada vez mais urgente
Da redação

Publicado em dezembro de 2011, na edição #3 da seLecT, que foi dedicada ao tema O desaparecimento do papel, o texto Estéticas do desaparecimento, de Daniela Bousso, apresenta uma curadoria de seis fotografias dos artistas Alice Miceli, Caetano Dias, Essila Paraíso, Luiz Zerbini, Brígida Baltar e Oscar Muñoz. São imagens que, para além da manipulação experimental dos processos fotográficos, compartilham aspectos formais e conceituais, como espaços e paisagens vazios, fantasmagorias ou impressões turvas. 

Em tempos de comunicação mediada por telas, com exposições e produções online, vale retomar a proposta desta curadoria, com suas indagações sobre a passagem do tempo e o desaparecimento por meio da imagem fotográfica. Veja ou reveja o debate aqui.