#tbt Estéticas do desaparecimento

Em tempos de comunicação digital, o debate sobre os usos da fotografia e sua capacidade de preservar a memória é cada vez mais urgente

Da redação

Publicado em: 11/06/2020

Categoria: #tbt, Destaque

Fragmentos de III - 9, 120 07.05.09-21.07.09, de Alice Miceli. Reprodução positiva de negativos radiográficos da série Chernobyl (foto: Cortesia da artista)

Publicado em dezembro de 2011, na edição #3 da seLecT, que foi dedicada ao tema O desaparecimento do papel, o texto Estéticas do desaparecimento, de Daniela Bousso, apresenta uma curadoria de seis fotografias dos artistas Alice Miceli, Caetano Dias, Essila Paraíso, Luiz Zerbini, Brígida Baltar e Oscar Muñoz. São imagens que, para além da manipulação experimental dos processos fotográficos, compartilham aspectos formais e conceituais, como espaços e paisagens vazios, fantasmagorias ou impressões turvas. 

Em tempos de comunicação mediada por telas, com exposições e produções online, vale retomar a proposta desta curadoria, com suas indagações sobre a passagem do tempo e o desaparecimento por meio da imagem fotográfica. Veja ou reveja o debate aqui.

Tags: , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.